O Federal Reserve e o Futuro do Ouro e Bitcoin: Uma Perspectiva Especializada
O Federal Reserve tem executado um plano agressivo no ano passado, aumentando as taxas em um esforço conjunto para conter a inflação descontrolada. Com dez aumentos consecutivos a partir da primavera de 2022, é a série mais acentuada de aumentos nas taxas que os EUA testemunharam desde os anos 80.
Como 2021's quase zero as taxas de juros desaparecem de vista no espelho retrovisor, perguntas estão surgindo sobre quanto tempo o atual ciclo de aperto pode durar. Tanto os investidores de ouro quanto os entusiastas de bitcoin estão ficando animados, estimulados por murmúrios de uma possível mudança na política em meio a mercados voláteis.
No podcast Margin, o apresentador Mike Ippolito entrevista Luke Gromen, fundador e presidente da Forest for the Trees, sobre o jogo final do Federal Reserve e como uma possível mudança de direção pode afetar ativos tangíveis, tanto de natureza metálica quanto digital.
Gromen é um entusiasta tanto do ouro quanto do bitcoin no cenário atual, sugerindo que "ambos saem ganhando" no final.
"As pessoas dizem que o Fed vai aumentar muito as taxas e isso é ruim para o ouro."
Historicamente, isso foi verdade", reconhece Gromen, "mas as coisas estão diferentes agora. Não houve momento nos últimos cem anos em que, se o Fed aumentar demais as taxas, eles vão à falência do governo dos Estados Unidos."
Nada é mais otimista para o ouro e o bitcoin, diz ele, do que no momento em que os mercados dizem: "Oh meu Deus, eles não podem aumentar mais as taxas."
"Obviamente, o governo dos EUA não vai falir nominalmente", diz. "O Fed imprimirá a diferença."
As receitas fiscais estão ficando aquém dos gastos do governo, observa Gromen. "Saúde e serviços humanos, previdência social, gastos do tesouro - se você adicionar essas três categorias, elas serão mais do que as receitas fiscais da primeira metade."
O ponto em que o governo não pode pagar "despesa com juros reais" já chegou, diz Gromen. "Estivemos lá em 2020. Estivemos lá em 2021."
"Estamos lá novamente."
O que normalmente é ótimo para ouro e bitcoin, diz Gromen, mas há um problema. "Se o Fed não imprimir o dinheiro", dada a histórica posição do dólar como moeda de reserva, "o governo dos EUA vai lotar os mercados globais do dólar, que estamos vendo."
Ouro e bitcoin saem ganhando de qualquer maneira
À medida que o dólar se fortalece em relação a outras moedas, alguma pressão pode ser exercida sobre o bitcoin e o ouro "no curto prazo", de acordo com Gromen. Mas, em algum momento, taxas crescentes e política restritiva de impressão se tornam uma ameaça muito grande à estabilidade.
Os mercados podem entrar em pânico diante da perspectiva de um colapso se o Federal Reserve continuar adiando a impressão, ele diz, o que "não é ruim para o ouro ou bitcoin". Como alternativa, o Fed pode ser forçado a "financiar a lacuna com dinheiro impresso".
"No final, eles saem ganhando de qualquer maneira."
Com isso dito, Gromen admite que está adotando uma abordagem cautelosa para a situação atual. "Estou com excesso de peso em ouro, bitcoin com sobrepeso, mineiros com excesso de peso em ouro, juntamente com algumas ações de energia e algumas ações industriais."
"Mas também estou com excesso de peso em dinheiro - em dólares dos EUA e títulos do Tesouro de curto prazo - e estou assim o ano todo."
Voando no avião para combater a inflação
Gromen suspeita que o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, não entende os "segundo e terceiro derivados do que está fazendo", pois parece estar comprometido em "voar o avião no chão para combater a inflação."
"Não houve muitos casos em que vi formuladores de políticas dos EUA entendendo o segundo e o terceiro derivados do que fazem por um longo tempo, em geral."
"Preciso ser flexível em termos de gerenciamento de minha própria liquidez e em termos de manter meu poder de fogo seco", admite Gromen. "Essa é a melhor maneira de proteger-se da volatilidade que ocorrerá se o Fed continuar sem imprimir."