Transformando o Mercado de Trabalho: O Impacto da Inteligência Artificial na Criação de Empregos
A inteligência artificial (IA) pode aumentar a produtividade, impulsionar o crescimento econômico, alterar ocupações existentes e gerar novas. Sem dúvida, a IA resultará em algum deslocamento de empregos no curto prazo, mas há várias razões para acreditar que a IA também contribuirá para a criação de novos empregos e o crescimento econômico no longo prazo.
A inteligência artificial também pode ajudar os trabalhadores a se tornarem mais eficazes e produtivos, dando-lhes acesso a dados e insights em tempo real, permitindo-lhes melhorar seu desempenho e tomar decisões melhores. Além disso, a IA pode gerar novas oportunidades de emprego nas indústrias criativas e artísticas, nutrindo novos modos de expressão e criatividade. Por exemplo, a inteligência artificial pode produzir obras originais de literatura, música e arte, permitindo que os criadores trabalhem com sistemas de IA para explorar novos tipos de criatividade.
Da mesma forma, ao auxiliar as organizações a identificar e prevenir ataques cibernéticos, a IA pode criar novos empregos no setor de segurança cibernética. Por exemplo, a IA pode identificar padrões comportamentais que podem ser sinais de um ataque cibernético, permitindo que as organizações tomem medidas proativas para interromper ou minimizar o ataque. Especialistas em segurança cibernética proficientes em usar técnicas de IA e aprendizado de máquina para se proteger contra ameaças cibernéticas podem encontrar novas perspectivas de emprego como resultado.
Habilitando novos produtos, serviços, indústrias e empregos com a IA Ao permitir o desenvolvimento de novos produtos e serviços anteriormente inalcançáveis ou inviáveis, a IA também pode criar novos empregos. Por exemplo, a IA pode criar tratamentos medicinais personalizados, agricultura de precisão e métodos industriais sofisticados. Esses novos produtos e serviços podem levar a novas responsabilidades em pesquisa, desenvolvimento e marketing, juntamente com novas exigências de habilidades e experiência.
A IA pode potencialmente gerar novos empregos ao permitir novos setores e modelos de negócios. Por exemplo, o surgimento de assistentes digitais movidos a IA e eletrodomésticos inteligentes abriu novas perspectivas de carreira para engenheiros de hardware, analistas de dados e desenvolvedores de software. Semelhante à forma como a pesquisa de veículos autônomos e drones abriu novas perspectivas de carreira para engenheiros, técnicos e especialistas em logística.
Automação de IA e a transformação de empregos existentes Automatizar tarefas tediosas e normais permite que as pessoas se concentrem em tarefas mais difíceis e criativas, que é um exemplo de como a inteligência artificial pode criar empregos. Por exemplo, chatbots movidos a IA podem responder a perguntas de atendimento ao cliente de rotina, liberando agentes de atendimento ao cliente humanos para lidar com situações mais complicadas que exigem conexão interpessoal e habilidades de resolução de problemas.
Além disso, as empresas podem se envolver com clientes e parceiros em novas áreas graças aos serviços de tradução de idiomas habilitados por inteligência artificial. Como resultado, existem mais oportunidades para linguistas, desenvolvedores de software e especialistas em localização para criar e aprimorar esses sistemas.
Da mesma forma, drones movidos a IA estão sendo utilizados para inspecionar infraestruturas, e pesquisar e monitorar culturas. À medida que a demanda por desenvolvedores de software, analistas de dados e operadores de drones aumenta, surgirão novas possibilidades de emprego nesses campos.
Algumas preocupações e o chamado à ação No entanto, existem temores de que a IA possa resultar em um deslocamento significativo de empregos em algumas empresas e áreas. Automação alimentada por IA, por exemplo, pode resultar em perdas de empregos consideráveis nas indústrias de manufatura, varejo e transporte, e algumas posições administrativas e de colarinho branco. Automatizar ocupações de baixa qualificação e criar novas oportunidades para indivíduos altamente treinados à custa de trabalhadores com menos educação e treinamento também pode piorar as disparidades já existentes.
Relacionado: Considerações éticas no desenvolvimento e implantação de IA
Os formuladores de políticas, educadores e líderes empresariais devem colaborar para enfrentar essas questões, garantindo que as pessoas estejam prontas para a natureza em evolução do trabalho na era da IA. Concentrar-se na educação e no treinamento será necessário, especialmente nas profissões de ciência, tecnologia, engenharia e matemática, e em outras áreas onde provavelmente haverá uma necessidade significativa de indivíduos competentes. Para facilitar o desenvolvimento e a comercialização de novos produtos e serviços, também será necessário fazer investimentos em infraestrutura e inovação.
Além disso, as autoridades precisam garantir que a sociedade como um todo se beneficie da IA. Novas leis e regulamentos podem ser necessários para lidar com as questões da desigualdade de renda e deslocamento de empregos, e garantir que os funcionários estejam protegidos com acesso a redes de segurança social.